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terça-feira, 8 de outubro de 2013

Como saber o seu nível de conhecimento em um idioma


Em que nível estou... básico, intermediário ou avançado? Essa é uma pergunta que muitos aprendizes de uma segunda língua se fazem em algum momento de seus estudos.

Para ajudar a responder a essa pergunta, existe um documento chamado Quadro Europeu Comum de Referência, que define os níveis de competência, que permitem medir o progresso do estudante a cada etapa da aprendizagem e durante todo seu percurso de estudos, enumera os conhecimentos e as habilidades que eles devem adquirir para o uso eficaz do idioma e ainda oferece uma base comum para a elaboração de programas de idiomas, exames, manuais.

Ele também descreve exaustivamente aquilo que os aprendizes de uma língua têm de aprender para serem capazes de comunicar nessa língua e quais os conhecimentos e capacidades que têm de desenvolver para serem eficazes na sua atuação.

O QECR divide o conhecimento dos alunos em três categorias, cada uma com duas subdivisões:


A  - Falante elementar
A1 - Iniciante
A2 - Básico

B - Falante independente 
B1 - Intermediário
B2 - Usuário independente

C - Falante proficiente 
C1 - Proficiência operativa eficaz
C2 - Domínio pleno



Falante elementar A1 É capaz de compreender e usar expressões familiares e quotidianas, assim como enunciados muito simples, que visam satisfazer necessidades concretas. Pode apresentar-se e apresentar outros e é capaz de fazer perguntas e dar respostas sobre aspectos pessoais como, por exemplo, o local onde vive, as pessoas que conhece e as coisas que tem. Pode comunicar de modo simples, se o interlocutor falar lenta e distintamente e se mostrar cooperante.
A2 É capaz de compreender frases isoladas e expressões frequentes relacionadas com áreas de prioridade imediata (p. ex.: informações pessoais e familiares simples, compras, meio circundante). É capaz de comunicar em tarefas simples e em rotinas que exigem apenas uma troca de informação simples e direta sobre assuntos que lhe são familiares e habituais. Pode descrever de modo simples a sua formação, o meio circundante e, ainda, referir assuntos relacionados com necessidades imediatas.
Falante independente B1 É capaz de compreender as questões principais, quando é usada uma linguagem clara e estandardizada e os assuntos lhe são familiares (temas abordados no trabalho, na escola e nos momentos de lazer, etc.) É capaz de lidar com a maioria das situações encontradas na região onde se fala a língua-alvo. É capaz de produzir um discurso simples e coerente sobre assuntos que lhe são familiares ou de interesse pessoal. Pode descrever experiências e eventos, sonhos, esperanças e ambições, bem como expor brevemente razões e justificações para uma opinião ou um projeto.
B2 É capaz de compreender as ideias principais em textos complexos sobre assuntos concretos e abstratos, incluindo discussões técnicas na sua área de especialidade. É capaz de comunicar com certo grau de espontaneidade e de à-vontade com falantes nativos, sem que haja tensão de parte a parte. É capaz de exprimir-se de modo claro e pormenorizado sobre uma grande variedade de temas e explicar um ponto de vista sobre um tema da atualidade, expondo as vantagens e os inconvenientes de várias possibilidades.
Falante proficiente C1 É capaz de compreender um vasto número de textos longos e exigentes, reconhecendo os seus significados implícitos. É capaz de se exprimir de forma fluente e espontânea sem precisar procurar muito as palavras. É capaz de usar a língua de modo flexível e eficaz para fins sociais, académicos e profissionais. Pode exprimir-se sobre temas complexos, de forma clara e bem estruturada, manifestando o domínio de mecanismos de organização, de articulação e de coesão do discurso.
C2 É capaz de compreender, sem esforço, praticamente tudo o que ouve ou lê. É capaz de resumir as informações recolhidas em diversas fontes orais e escritas, reconstruindo argumentos e factos de um modo coerente. É capaz de se exprimir espontaneamente, de modo fluente e com exatidão, sendo capaz de distinguir finas variações de significado em situações complexas.

Para ser considerado como aluno A2, por exemplo, é necessário que ele tenha adquirido os seguintes tópicos gramaticais:
  • Adjectives (comparative and superlative);
  • Adverbial phrases of time, place and frequency;
  • Adverbs of frequency;
  • Articles (with countable and uncountable nouns);
  • Countables and Uncountables: much/many;
  • Gerunds;
  • Future: Going to / Will;
  • I’d like;
  • Imperatives;
  • Modals can/could; have to; should;
  • Past continuous;
  • Past simple;
  • Phrasal verbs;
  • Possessives (use of ‘s, s’);
  • Prepositional phrases (place, time and movement);
  • Prepositions of time: on/in/at;
  • Present continuous;
  • Present continuous for future;
  • Present simple;
  • Present perfect;
  • How Questions (how many, how big, how old, how long…);
  • Verb + ing / infinitive/like.



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